A Cia Pedras, de Maringá, também marca presença no Festival de Curitiba, na Mostra Fringe. O espetáculo “Corda Bamba” será apresentado nos dias 3, 4 e 5, respectivamente no Largo da Ordem / Cavalo Babão, Praça Osório e Praça de Bolso do Ciclista.
Levando para as ruas a estética circense, o espetáculo adentra questões políticas. Conforme release do grupo: “Corda Bamba é como todos os espetáculos da Cia Pedras: uma pedra, um ponto mutável de resistência. Encarcerados sempre pela ‘arte para a família toda’ que vivenciamos todos os dias na TV e também, infelizmente, nos palcos, vendo muitas vezes espetáculos enfadonhos sem muito a dizer. Fagulhas de comercialismo sempre presentes na composição das personagens que agradam ‘filhos, pai, mãe, vovó, papagaio e periquito’, às vezes um cuidado excessivo com o cenário, mas sem simbologia aparente – ou, ainda, um descaso total com a produção […],até um intelectualismo vazio para compor um status de teatro para poucos. Estes fatores sempre nos encaminharam para um pensamento de quase 21 anos de Cia Pedras:o que vamos dizer à nossa platéia?”
Diante do questionamento, o grupo encabeçado por Iara Ribeiro e Adriano Braga optou por levar os palhaços Pitico e Jurubeba para as ruas. “O jogo lúdico e o ser palhaço emaranham novos pensamentos no público, provocando não a visão de uma estética teórica, mas sim de uma vivência latente das relações entre os seres humanos. Corda Bamba mostra, delicada e ironicamente, o asqueroso praticar do incansável verbo “oprimir”, deixando a vertente de que o oprimido sempre oferecerá flores, pois acredita que de pétala em pétala conseguirá fazer uma revolução. Uma história aparentemente inocente, mostrando as garras do sistema, inseridas em uma brincadeira ‘nonsense’, em que é preciso enxergar com os olhos da alma”.
Ficha Técnica
Elenco: Adriano Braga e Iara Ribeiro
Direção e texto: Iara Ribeiro
Operadora de Som: Carol Toffanelli
Música: Nicholas Emmanuel
Contra Regra e Assistente de Luz e Som: Albari Santos
Serviço:
Dia 3/4, às 14h no Largo da Ordem – Cavalo Babão
Dia 4/4, às 18h na Praça Osório
Dia 5/4 às 10h na Praça de Bolso do Ciclista
Deixe um comentário