Expectativas para o teatro maringaense em 2015

Já escrevi sobre as minhas expectativas para 2015, agora é hora de contar as novidades que os grupos de teatro de Maringá estão planejando para o próximo ano. Falei com vários grupos e já deu para perceber que terei muito assunto para o blog. Seguem as respostas dos grupos:

TEATRO E PONTO produções artísticas

Marcio Alex Pereira: “Sim, além da Mostra em outubro (5ª edição), penso em retomar um projeto antigo, uma adaptação de um texto literário. Também estamos ensaiando um trabalho chamado “Em obras”. Vamos tentar levar o “Little People” pra cidades da região”.

Espetáculo "Little People" deve circular em 2015. Foto: Giovana Lago.

Espetáculo “Little People” deve circular em 2015. Foto: Giovana Lago.

Murilo Lazarin: “Então, sobre os planos da Tponto, a maior energia será concentrada novamente na Mostra 2015, completando cinco anos de aniversário. Ainda estamos em planejamento sobre a programação e a proposta do próximo ano, possivelmente fecharemos alguma coisa nas reuniões de final de ano. Esse ano foi bem bacana e algumas parcerias e o público nos deram ânimos para 2015. Tirando o carro chefe (te mando mais informações conforme formos definindo novas etapas), pretendemos o Turismo Cultural e algum novo trabalho dirigido pelo Marcio e produzido pela Tponto. O Little People é um espetáculo que nasceu esse ano e que tem a intenção de circular como proposta de um tipo de teatro contemporâneo. Existem os cursos livres ministrados pelo Leandro Foz e Marcio Alex no QG Cultural, um novo espaço que também possui parcerias com professores de canto e dança (não é um empreendimento da Tponto, mas uma parceria entre os artistas já mencionados). Acho que é mais ou menos isso…”

CIRCO TEATRO SEM LONA/TUM

“Então os planos são:

Eventos nas praças de Maringá com o projeto Aniceto Matti, se tudo der certo. Continuar com nossas peças, fomos selecionados para o SESI Cultural com o “O drama de Nely e Alberto”.

"Yerma" deve ter nova temporada. Foto: Renato Domingos.

“Yerma” deve ter nova temporada. Foto: Renato Domingos.

Na UEM vamos retomar o “Auto dos 99%”, vamos para o Fringe na Mostra Universitária que vai começar em 2015, continuar com peças que estrearam nos Módulos este ano (“Pintam na cega”, “Yerma”, montagem nova do módulo III (texto será definido durante o processo) e montagem nova do TUM “Parada do Velho Novo”. Mantidos também a Temporada Universitária e o Festival de Teatro, que estamos discutindo com o SESC para ser no primeiro semestre e não bater tantos eventos juntos”.

Quem respondeu: Pedro Ochoa

TEATRO DE CÂMERA

“Para 2015 o Teatro de Câmera vai encenar uma peça chamada “PUTA!” – que terá Jucélia Cadamuro, Joaquim dos Santos, Fabrício Machado, Elizabeth Barbosa, Mariana Scalassara, Amanda Podanoscki e mais alguém que ainda não sei, no elenco. O texto mostra o assassinato de um garoto por uma prostituta e os desdobramentos emocionais de cada um dos personagens durante a reconstituição do crime pela polícia. Inconscientemente (só agora percebo), há uma série de referências, como a das “mulheres sacrificadas” do Carl Dreyer (que o Lars von Trier tem “chupado” sem culpa nos seu filmes), a Nana (Anna Karina) do “Viver a Vida” do Godard, a Cabiria (a grande Giulietta Masina) do Fellini, as personagens conturbadas do Bergman, além da perversidade do Fassbinder e da atmosfera do cinema do Béla Tarr (com quem deverei estar em março, quando eu for para Budapeste – tomara que tudo dê certo). Como vê, o cinema continua na veia. No mais, creio que será um trabalho de novas posturas, como “O Rio da Paz” já vinha indicando.

"Pequeno tratado sobre a morte". Foto: Rafael Saes.

“Pequeno tratado sobre a morte” irá para outras cidades. Foto: Rafael Saes.

Também queremos apresentar “O Rio da Paz” e “O pequeno tratado sobre a morte” em outras cidades. Já estamos acertando alguns contatos e possibilidades.

Em Campo Mourão, com um grupo de lá, estou dirigindo o “Desaparecimentos” (cujo texto foi motivo de leitura dramática na segunda edição da Mostra de Teatro Contemporâneo, em 2012). Deverá estrear em setembro ou outubro. Pauleira!!!

Em Mandaguari, com as adolescentes do Saindo da Coxia, estou remontando o “Barricada”. Penso que deverá ficar muito punk… porque aquele texto é duro demais e as duas meninas (ambas com 16 anos), Vanessa Prina e Bruna Cassiano, estão muitíssimo empenhadas. Além disso, devo escrever uma peça nova para as quatro meninas do grupo – alguma coisa com muito humor negro e tirando um sarro dos dramas contemporâneos (acho que a Sarah Kane vai se revirar na tumba)”,

Quem respondeu: Paulo Campagnolo

CIA MANIPULANDO

"Histórias da morte". Foto: divulgação.

“Histórias da morte” será retomado em 2015. Foto: Fernando Bachega.

“Em 2015 a Cia Manipulando está preparada para muitas novidades.  Iniciaremos o primeiro semestre com o “Piquenique da Leitura”, um projeto de incentivo à leitura que vai visitar 12 praças da nossa cidade e que fazemos com muito carinho. Traremos grandes nomes do cenário nacional na contação de histórias. Temos grandes chances de realizar um encontro de contadores em Maringá com uma importante parceria.  Também estamos conversando com um grande shopping para um evento permanente de grande importância.  Retomaremos o mais recente trabalho “Histórias da morte” e estreamos um novo trabalho focado na na pesquisa da arte narrativa com menos objetos, uma experiência nova”.

Quem respondeu: Danilo Furlan

CIA FORFÉU

“Para 2015 os projetos da Cia Forféu são a produção do espetáculo “As aventuras de um Pequeno Príncipe”, baseado no livro de grande sucesso de Saint-Exupéry,  terceiro livro mais traduzido no mundo. A previsão é que o espetáculo seja produzido com recursos do Prêmio Aniceto Matti e estreie no segundo semestre do próximo ano.

Outro projeto importante para ser realizado em 2015 é a I Mostra de Teatro Estudantil de Maringá que já se encontra em fase final de aprovação na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A I Mostra vai acontecer entre os dias 8 e 13 de setembro de 2015 e tem como objetivos incentivar a produção de espetáculos teatrais, enfatizando a criação e reflexão artística sobre o fazer teatro na esfera estudantil e estimular a formação de plateia.  Podem se inscrever grupos formados por alunos matriculados nas unidades escolares de ensino médio e/ou fundamental, situadas no município de Maringá”.

Quem respondeu: Alan Gaitarosso

CIA TIPOS & CARAS

“Pois é, preciso me planejar ainda para 2015. Alguma coisa nova teremos, mas ainda não tenho nada definido. Um espetáculo de contação de histórias é a única coisa que tenho como certa até agora, mas quero também montar um espetáculo para o público adulto, porém ainda preciso amadurecer a ide$a. rs. A contação de histórias não é uma adaptação de Chapeuzinho, mas sim uma brincadeira que lembra a estória da Chapeuzinho Vermelho, um texto meu que vou montar com o José Paulo. Já o espetáculo adulto, que requer um investimento financeiro maior, vamos tentar pelo edital do Governo do Estado”.

Quem respondeu: Majô Baptistoni

GRUPO DE PESQUISA TEATRAL AJNA

Nossa Vontade é manter e aprofundar nossas pesquisas no esotérico e no metafísico, buscando a descoberta de procedimentos teatrais exotéricos e físicos, o que é investigação de uma linguagem singular. Convidaremos também novos membros para o grupo, formalizando um grupo de estudos. Buscaremos formas granais de viabilizar uma temporada e a circulação do nosso primeiro espetáculo, FLORESCERRO. Manteremos o foco na dramaturgia própria para o próximo trabalho.

Quem respondeu: Lucas Fiorindo


ATua Cia não quis responder os questionamentos porque, de acordo com Leiza Maria, o destino do grupo ainda é incerto para o próximo ano. Os grupos Fantokids, Pau de Fita e Meu Clown ainda não responderam.


4 respostas para “Expectativas para o teatro maringaense em 2015

Deixe um comentário